Talvez você ainda não saiba, mas o boleto sem registro da forma como o conhecemos vai deixar de existir no final de 2016. Por se tratar do método de cobrança mais comum da maioria das instituições de ensino, esta notícia vem deixando os gestores preocupados e com muitas dúvidas com relação a como proceder na emissão dos boletos a partir do ano que vem. Se sua instituição de ensino trabalha com esta modalidade, é bom estar a par do que está acontecendo.
No post de hoje vamos falar sobre essas mudanças e como preparar-se de forma adequada para estas novas práticas.
Contexto
A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), através do Projeto Nova Plataforma de Cobrança, vem realizando mudanças importantes nas modalidades de boleto bancário. A proposta é trazer mais segurança e reduzir os prejuízos gerados pelas fraudes de boleto.
A fraude consiste em alterar o número do código de barras e desviar o pagamento para outra conta. Em geral, este golpe é feito através de um vírus no computador do consumidor final.
Como o próprio nome diz, a diferença entre os dois tipos de cobrança é que um deles deve ser registrado no sistema do banco e o outro não. No caso do boleto registrado, o banco tem todas as informações sobre a cobrança e, para que você consiga fazer o cancelamento ou qualquer alteração no boleto, como data de vencimento, é preciso enviar um arquivo de remessa ao banco com todas as informações da transação, o que não acontece com o boleto sem registro.
Pra se ter uma ideia, cerca de 40% dos boletos emitidos no país são na modalidade sem registro (dados da Febraban). Isso representa quase 1,5 bilhão de títulos.
Etapas do processo
O projeto da Febraban está sendo realizado em etapas:
O que esperar do boleto com registro?
Ao pensarmos no contexto das instituições de ensino, podemos definir alguns pontos que irão sofrer mudanças a partir da implementação dos boletos com registro.
– Aumento dos custo: Nos boletos sem registro, há apenas o custo da liquidação, ou seja, a empresa paga ao banco uma taxa quando o boleto é pago. Se o boleto não é pago, não existe cobrança de taxa. Nos boletos com registro, porém, o banco pode cobrar (dependendo da negociação) diversas taxas, como de emissão, liquidação, permanência e protesto, subindo assim os custos, pelo menos em um primeiro momento.
– Mais burocracia: Outro ponto é que, na modalidade com registro, é necessário que o banco receba este registro – ou seja, deverá ser enviado um arquivo de remessa. Este arquivo contém as informações dos boletos gerados. Dessa forma, será necessário uma coleta de dados precisa além da emissão de documentos que antes não eram necessários.
– Segurança: Apesar das desvantagens com relação aos custos e a burocracia, sem dúvida um dos ganhos será a segurança. Bancos, empresas e consumidores finais já sofreram com fraudes e isso não é nada agradável. Como na modalidade com registro tanto emissor quanto pagador têm de ser identificados, as chances de o consumidor cair em um golpe caem consideravelmente.
Como se adaptar?
A solução ideal para os gestores de instituições de ensino que buscam economia e praticidade é a implementação de um software de gestão de última geração.
Se a sua instituição faz uso de boletos, o Sistema Edux proporciona muito mais agilidade de preenchimento e registro. O Sistema garante toda a segurança aliada com praticidade e gerência.
Seus boletos estão muito caros? Através do nosso controle de cobranças você só paga por boletos que forem liquidados, reduzindo os custos para emissão e facilitando o acesso dos seus alunos e responsáveis às cobranças.
No Sistema Edux o controle de cobranças é 100% automatizado, ou seja, toda a baixa de cobranças é automática, eliminando o retrabalho de se perder em sites de bancos, fazer o download e enviar os arquivos de retorno para o sistema.
Além disso no Sistema Edux a cobrança pode ser feita diretamente através do cartão de crédito do responsável, extinguindo-se assim a necessidade de emissão de qualquer tipo de boleto bancário.
Além disso, por processar o pagamento automaticamente, a inadimplência no cartão é bem menor pois o cliente final cadastra uma única vez o cartão e pronto: será cobrado sempre que necessário.
Com o objetivo de zerar a inadimplência em sua instituição, através do Sistema Edux todas as cobranças geradas são enviadas diretamente para o e-mail dos alunos, além de ficarem disponíveis para pagamento direto pelo aplicativo da escola. Além disso, no caso de uma renegociação, o sistema permite que boletos e segundas vias sejam gerados sem pagar mais nada por isso.